GEOGRAFIA URBANA


Considerando os centros urbanos na antiguidade analise as afirmativas abaixo sobre os principais traços de sua vida urbana.

 

I - Estas cidades tinham um papel político-religioso os governantes controlavam o excedente produzido no campo, administravam a riqueza e acumulavam provisões alimentares para toda população.

II - A elite dominante organizava a fabricação e a importação de utensílios de pedra ou de metal para a guerra e registrava as informações e os números que dirigiam a vida da comunidade.

III - Eram construídos canais para distribuir água em terras semiáridas e para permitir o transporte de produtos e matérias-primas a áreas um pouco mais distante.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III.


II, apenas.


III, apenas.

Compreendemos o termo urbanização, no sentido de aumento da população que vive nas cidades. Nesse sentido a urbanização moderna é um processo vinculado:

 


Grandes Navegações.


Feudalismo.


II Guerra Mundial.


Revolução Industrial.


Colonização.

O processo vinculado às transformações sociais que provocam a mobilização de pessoas, geralmente, de espaços rurais para centros urbanos. Essa mobilização de pessoas é motivada pela busca por estratégias de sobrevivência, visando à inserção no mercado de trabalho bem como na vida social e cultural do centro urbano.

 

As características acima descritas referem-se:


Burgos.


Revolução Industrial.


Urbanização.


Feudalismo.


Êxodo Rural.

Os aglomerados que existiram durante o período feudal na Europa, constituíam-se acessórios da economia feudal, por não terem função urbana. A transformação do caráter desses aglomerados resultou:


Cidades Históricas.


Cidades Portuárias.


Cidades Turísticas.


Cidades Mercantis.


Cidades Religiosas.

É notória a expressividade do fato urbano pré-capitalista. São bons exemplos disto, tanto as cidades antigas localizadas na bacia do Mediterrâneo, quanto as orientais, todas essencialmente políticas. Considerando os estudos do capítulo A Urbanização sob o capitalismo, analise as afirmativas abaixo sobre o Renascimento Urbano.

 

I- A urbanização do fim do período feudal foi marcada pela proliferação do número de cidades

II- A planta da cidade de Milão, em meados do século XIV ilustra o estágio de crescimento e complexidade de estruturação urbana que as cidades europeias atingiram com o renascimento comercial.

III- Este processo de retomada da urbanização, de renascimento das cidades foi possível pela reativação do comércio, enquanto atividade econômica urbana.

IV- A estruturação do modo de produção capitalista com o desenvolvimento do comércio alicerçava ainda mais os pilares da economia feudal.

 

Está correta o que consta em:


I, apenas.


I, II e III, apenas.


II e III, apenas.


II, apenas.


III e IV, apenas.

Páginas: 1234